Manifesto dos Clubes formadores de atletas olímpicos

BASE Terça, 25 de Agosto de 2020

Os Clubes filiados ao Comitê Brasileiro de Clubes manifestam seu apoio ao CBC na condução do desenvolvimento do segmento clubístico no Brasil, especialmente no que concerne a formação de atletas olímpicos, a qual está destacado na Missão da entidade e no seu Propósito.

Com a responsabilidade de sermos os agentes pela forma√ß√£o de mais de 60% dos atletas ol√≠mpicos brasileiros n√£o podemos concordar com afirma√ß√Ķes de que o CBC pode estar, de alguma forma, preterindo o trabalho de forma√ß√£o dos nossos atletas. Este trabalho tem que ser compreendido durante todo o seu ciclo e o fato √© que a decis√£o do CBC em fomentar as competi√ß√Ķes de base no Brasil, atrav√©s dos CBI ?s, gerou um ciclo extraordin√°rio de competi√ß√Ķes e movimenta√ß√£o do esporte brasileiro. Tamb√©m, com grande relev√Ęncia, o aparelhamento dos Clubes e o investimento nos recursos humanos voltados √† pr√°tica esportiva trouxeram um grande incentivo.

Ao abraçar o basquetebol brasileiro de maneira global o CBC qualifica seu investimento para atingir seu principal objetivo que é formar atletas olímpicos. Somente no basquetebol o CBC vai investir no Sub14, Sub16 e Sub19 no masculino e feminino, além do 3X3, em parceria com a CBB e investirá no Sub22 e no NBB em parceria com a Liga Nacional de Basquete, além do basquetebol feminino da Liga de Basquete Feminino, a LBF.

O auge da maturação de um atleta olímpico, no basquete, se dá entre 24 e 27 anos, comprovado cientificamente. Pelo menos 65% dos atletas inscritos no NBB estão abaixo dessa faixa etária. Além disso, é uma excelente maneira de "inspirar" para o esporte (tal qual destacado no "propósito" do CBC) é investir na maior competição de Clubes de basquetebol do país. O NBB é o "espelho" para os jovens. Assim, com as categorias apoiadas na Confederação, o Sub22 da LNB, o NBB e a LBF, o CBC termina por abraçar todos os clubes formadores e também todos os atletas com potencial olímpico que praticam a modalidade. O fato é que os investimentos no basquetebol aumentaram e todo o ecossistema ganha com isso.

Neste momento de grave crise para o mundo é hora de pensarmos na modalidade e vermos este momento como de celebração e agradecimento somente.


Assinam:

- Associação Bauru Basketball Team - SP
- Associação Beneficente Cultural Desportiva Bandeirantes - Rio Claro - SP - Associação de Basquete Cearense - CE
- Associação de Basquetebol Arte de Pato Branco - PR
- Associação Desportiva Mogi das Cruzes - SP
- Botafogo de Futebol e Regatas - RJ
- Brasília/BRB - DF
- Caxias do Sul Basquete - RS
- Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento ? UNIFACISA - PB
- Círculo Militar do Paraná - PR
- Club Athletico Paulistano - SP
- Clube de Regatas do Flamengo - RJ
- Club de Regatas Vasco da Gama - RJ
- Esporte Clube Pinheiros - SP
- Franca Basquete - SP
- Grêmio Náutico União - RS
- Minas Tênis Clube - MG
- Santa M√īnica Clube de Campo - PR
- São José Desportivo - SP
- S√£o Paulo Futebol Clube ? SP
- Sociedade de Gin√°stica Porto Alegre ? 1867 (SOGIPA) ? RS
- Sociedade Thalia - PR
- Sport Club Corinthians Paulista - SP
- Tijuca Tênis Clube ? RJ

Patrocinadores

Lei de Incentivo ao Esporte

Apoiadores