Feliz Dia da Mulher

NBB 11 Sexta, 08 de Março de 2019

DIA DA MULHER É TODO DIA


Dia 08 de março é conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Depois de muitas lutas e conquistas, as mulheres estão ganhando mais espaço em diversos setores da sociedade. Porém, ainda há muitas batalhas para que se atinja um patamar com direitos de igualdade de gênero.
Muitas mulheres vêm se movimentando e ocupando posições que antes eram apenas vistas como ?masculinas?. A quebra de vários tabus e um novo comportamento da população em relação a elas, está surgindo.
Nesta matéria, você vai conhecer duas mulheres que se destacam em suas empresas, têm conexão com o Bauru Basket e fazem parte de uma grande transformação.


CINTYA
Diretora de Suprimentos e Marketing da Mezzani - empresa de alimentos estabelecida em Bauru desde 1946 -, Cintya Yumi Nagasawa integra a terceira geração à frente dos negócios da família.
Ativa nos negócios desde muito jovem, Cintya sempre se interessou em ajudar na empresa nas mais simples tarefas e atingiu um alto cargo na Mezzani. "É uma responsabilidade muito grande estar à frente de uma empresa como essa, que tem um compromisso social acima de tudo. O nosso sucesso está diretamente relacionado à estabilidade e ao comprometimento com os 700 funcionários e seus familiares", acredita.
Mas, assim como acontece com muitas mulheres em funções de destaque, Cintya também já sentiu olhares diferentes pelo fato de ser mulher. "Acaba acontecendo de forma indireta e sutil, mas acontece em vários lugares. Ser mulher é uma batalha constante, ainda mais quando ocupamos um cargo alto. Mas nós sempre devemos nos orgulhar de nossas conquistas independente de qualquer coisa", afirma.
Aliás, para Cintya, lugar de mulher é dentro de um ginásio, de um time, de uma empresa e de onde ela mais quiser. Desde 2011, a Mezzani patrocina o Bauru Basket e esse é um motivo de orgulho para todos. "A partir do momento que a empresa começou a apoiar o time, eu não perco um só jogo. Vou em todos (risos). Não importa o tamanho da ação ou da situação, toda mulher deve estar onde quiser e se sentir empoderada por isso. É preciso lutar sempre pela igualdade e não deixar que ninguém nunca subestime sua capacidade", explica.


IRIS
Iris Hortêncio é engenheira civil por formação e ocupa um cargo em que várias mulheres vêm se desatacando. Voz ativa na Sendi Engenharia- empresa de construção civil em várias áreas de atuação - desde cedo acompanhava o pai nas obras que ele fazia. "Meu pai era diretor de uma empresa na época e eu gostava de fazer companhia para ele nas minhas férias. No início eu não queria seguir a mesma carreira, mas acabei optando pela área", recorda.
Além da Sendi, que tem 24 anos, existe também a Sendi-Pré, que é outra empresa que faz parte do grupo da família e é responsável pela fabricação de pré-moldados. Foi lá que Iris começou. "Meu pai já havia fundado a Sendi, mas quando essa surgiu em 2008, eu coordenei toda a parte produtiva e me apaixonei pelo concreto. Tanto que fui buscar especialização no assunto. Depois de um tempo, deixei a área de produção e fui para a comercial, onde estou até hoje", explica.
Além disso, Iris também cuida do setor de qualidade da empresa e no fim do ano passado, também assumiu a gestão da Sendi. "É gratificante e extremamente desafiador. Nenhum dia é igual ao outro, cada projeto é único e nossa meta e tarefa é sempre superar às expectativas dos nossos clientes com respeito aos nossos colaboradores e tendo cuidado com o ambiente de trabalho", diz.
Além de uma empresa importante no setor civil, a Sendi também é a patrocinadora máster do Bauru Basket há dois anos e Iris sempre foi uma apaixonada pelo esporte. "Sempre gostei de praticar diversas modalidades e também já acompanhava e torcia muito para o Bauru Basket. Quando surgiu a oportunidade de sermos o máster, topamos na hora. Acredito muito no desenvolvimento humano através do esporte", cita.
Por ser a mulher que toma as decisões e soma tantas responsabilidades, ela também já passou por situações constrangedoras pelo seu gênero. "Já senti o machismo presente em muitos lugares. Faculdade, reuniões, ambiente de trabalho e até no trânsito. Infelizmente é algo que todas as mulheres passam, mas estamos adquirindo uma sororidade e nos apoiando mais. Isso é importante", relata.
Apesar das dificuldades que o gênero já enfrenta na sociedade, Iris acredita em um futuro diferente e mais justo. "As mulheres vêm conquistando um espaço que sempre deveria ter sido delas. Embora ainda tenhamos um mundo muito machista, as coisas estão mudando e as mulheres se considerando mais fortes e mais independentes. A competência independe de sexo e buscamos por igualdade e respeito. Devemos continuar persistindo, resistindo e jamais desistir de onde queremos chegar", afirma.


Histórias inspiradoras de mulheres incríveis que lutam pelo seus ideais e por seu espaço.
Que o dia 08 de março sempre seja uma data que lembremos da luta de cada mulher espelhada pelo Brasil pelos seus direitos, pela igualdade e respeito.
Feliz todos os dias, mulheres.

Patrocinadores

Lei de Incentivo ao Esporte

Apoiadores