Em último duelo, Sendi/Bauru Basket é superado por Paulistano e encerra sua participação no NBB

NBB 10 Segunda, 14 de Maio de 2018

Após cinco jogos de uma disputada semifinal, o Sendi/Bauru Basket deu adeus a sua participação no NBB CAIXA. O Dragão foi superado pelo Paulistano por 80 a 77 no jogo que aconteceu nesta noite, no ginásio Antonio Prado Júnior, em São Paulo. O encontro no ginásio Antônio Prado Júnior, em São Paulo, não foi fácil, já que Bauru chegou a ficar com uma diferença de quinze pontos no marcador, esboçou uma reação incrível no último período, mas não conseguiu conter o ataque do rival.
Este foi o quarto ano consecutivo que o time bauruense chegou às semifinais do Novo Basquete Brasil e o único dos quatro times finalistas que não se classificou direto às quartas de final, já que o Dragão não terminou a temporada regular entre os quatro primeiros na tabela.
Por encerrar sua participação entre os quatro melhores da competição (em quarto lugar), o Dragão garantiu sua vaga na Sul-Americana.

O caminho até aqui não foi fácil. Após ter conquistado o título inédito do NBB em cima do próprio Paulistano em uma virada emocionante (3-2), o Sendi/Bauru Basket enfrentou a perda de seu patrocínio máster antes do começo da temporada, passou por uma remontagem no elenco, a suspensão do técnico Demétrius Ferracciú no início do campeonato e também o mando de quadra por mais de dois meses.
Finalizando a fase de classificação em sexto lugar, com 16 vitórias em 28 jogos e com um aproveitamento de 57,1%, o Dragão precisou disputar as oitavas de finais do NBB contra o Vasco, décimo primeiro colocado.
Em uma série disputada e equilibrada, a equipe de Bauru passou às quartas após uma cesta épica de Duda Machado, fechando o playoff em 3-1.
Depois, Bauru encarou o Franca protagonizando um clássico. Apesar da forte campanha dos francanos durante a temporada regular, o Sendi/Bauru Basket não deu nenhuma chance ao rival e varreu Franca com um 3-0 mesmo sem ter o mando de quadra, se classificando às semifinais.
Durante a disputa de uma vaga pela final contra o Paulistano, o Dragão perdeu o primeiro jogo no ginásio Panela de Pressão por 72 a 78. Depois, venceu o time da capital paulista em São Paulo por onze pontos de diferença (59x70).
No terceiro duelo da série, Bauru teve um primeiro quarto atípico e não conseguiu conter o forte ataque do adversário, sendo superado por 95 a 64. No jogo quatro, no ginásio Panela de Pressão, o time bauruense se impôs e venceu os rivais por 85 a 72. No entanto, no quinto e decisivo duelo, o Paulistano veio com uma forte marcação e um ataque certeiro na linha dos três pontos conquistando a vaga na final.


CABEÇA ERGUIDA
Depois da vitória no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru, o técnico Demétrius Ferracciú, disse que a partida de hoje seria difícil e decidida nos detalhes, já que a série foi a mais equilibrada dos playoffs do NBB.
"O time se superou em todos os sentidos e é essa mensagem que temos que passar. Sair de cabeça erguida por toda a dedicação e superação que todo mundo desse grupo teve dentro e fora de quadra. É isso o que eu quero que fique para a gente. Todos estão tristes por não ir a mais uma final, mas jogamos no limite e sem nos entregar", avalia o treinador.


DE TRÊS
Com uma boa atuação, o ala/armador Duda Machado colocou o Dragão de volta na briga. Com arremessos certeiros na linha dos três pontos, o camisa 3 somou 11 pontos em apenas 9 minutos de quadra (seu total foi de 16 pontos em 20 minutos de partida) e encostou o marcador. "Caímos hoje. Demos o nosso máximo, representamos muito bem o time e perdemos para um equipe que vem fazendo uma campanha incrível. Não conseguimos o nosso objetivo, que foi ir para mais uma final, mas saímos de cabeça erguida e sabendo que lutamos até o fim", diz Duda Machado.


O JOGO
O quinto e decisivo duelo começou com uma forte marcação de ambos os lados. Apesar de as equipes demorarem para abrir o marcador, o Paulistano aproveitou melhores os lances ofensivos e abriu quatro pontos de vantagem (06x02). Mas os rebotes defensivos de Rafael Hettsheimeir ajudaram o time a encostar (09x08). Em um primeiro quarto com as duas defesas trabalhando intensamente, Lucas Dias conseguiu um espaço para converter três pontos no estouro do cronômetro (14x10).

No segundo período, o time da capital teve a chance de ampliar a vantagem em três lances livres, mas Eddy conseguiu somar apenas um (15x10). O Dragão até teve a oportunidade de passar o marcador, porém, alguns desperdícios e erros nas jogadas ofensivas fizeram com que o Paulistano conseguisse a sua maior vantagem do jogo até então: 22x14. Com Renan, Kendall Anthony, Stefano, Rafael Hettshemeir e Isaac em quadra, o Dragão conseguiu somar alguns pontos, mas o rival continuou dominando o período (31x21) e foi para o intervalo na frente: 38X23.

Na volta do intervalo, a marcação entre as equipes continuava acirrada, mas o Paulistano era mais eficiente nas bolas de três pontos e conseguiu vinte pontos de vantagem até a metade do terceiro período (49x29). O Dragão diminuiu a diferença com Duda Machado e Kendall Anthony em lances de infiltração (55x40). A partir daí, a marcação bauruense dobrou em cima do rival e, com bolas de três pontos, Bauru diminuiu a vantagem: 59x46.

No último período, o Sendi/Bauru Basket entrou em quadra diferente e buscou uma reação. Apesar do ataque paulistano funcionar, o Dragão conseguiu, na metade do quarto, fazer sua defesa funcionar e diminuir a vantagem para apenas 4 pontos (69x65). Duda Machado, que não entrou em quadra no último duelo por conta de uma tendinite patelar no joelho esquerdo, foi quem puxou a reação. Já que o ala/armador puxou o ataque e ajudou o time a diminuir a diferença para apenas três pontos (76x73) faltando menos de um minuto para o fim.
O final da partida foi emocionante. Com poucos segundos de jogo, o duelo ainda estava em aberto (78x77). Porém, Lucas Dias converteu os dois lances livres (80x77) e, restando apenas 2 segundos para o fim, a bola de três de Duda Machado bateu no aro e não caiu. Fim de jogo: 80x77.


Paulistano x Sendi/Bauru Basket
1º quarto: Paulistano 14x10 Sendi/Bauru Basket
2º quarto: Paulistano 24x13 Sendi/Bauru Basket
3º quarto: Paulistano 21x23 Sendi/Bauru Basket
4º quarto: Paulistano 21x31 Sendi/Bauru Basket


Destaques do Dragão:
Kendall Anthony: 18 pontos, 2 rebotes e 6 assistências
Duda Machado: 16 pontos e 2 rebotes
Renan Lenz: 12 pontos e 2 rebotes

Patrocinadores

Lei de Incentivo ao Esporte

Apoiadores