Superado no jogo 2, Dragão aposta em série de viradas para reverter clássico

O Sendi/Bauru Basket terá que manter a sequência de viradas que garantiu ao time o título do NBB 9 (Novo Basquete Brasil edição 2016/17) para carimbar sua vaga na decisão do Campeonato Paulista 2017. Superado neste domingo (15) por 94 a 82 pela equipe de Franca no segundo duelo da série melhor de 5 dos playoffs de semifinal, o Dragão precisa vencer os dois compromissos em casa (quarta e quinta-feira, ambos às 20h) para empatar a série para voltar ao Pedrocão para um quinto confronto, uma vez que os francanos já haviam vencido o primeiro embate, no sábado (14), por 83 a 73.
Na derrota deste domingo, os destaques do time comandado pelo técnico Demétrius Ferracciú foram o armador Kendall Anthony e o ala/pivô Renan Lenz, ambos com 17 pontos.
Capitão bauruense, o ala Alex Garcia aposta no poder de reação do time. “No NBB vivemos situações semelhantes, contra Pinheiros e Paulistano, quando saímos perdendo por 2 a 0 e conseguimos virar o jogo. Mais uma vez, não fizemos dois primeiros jogos bons e vamos ter que correr atrás. Estamos confiantes, acreditamos no potencial do grupo e também na força de nossa torcida jogando no Panela de Pressão”, diz o camisa 10.
Para o técnico Demétrius Ferracciú, o time mostrou evolução do primeiro jogo, no sábado, mas ainda demorou a encaixar a marcação neste segundo jogo na casa do adversário.
“Jogamos muito abaixo do que podemos jogar nessas duas partidas em Franca. Agora temos que corrigir os erros e buscar as duas vitórias em casa para forçar o quinto confronto”, analisa o técnico que não pode contar com o pivô Rafael Hettsheimeir.
O camisa 30 do Dragão sentiu a panturrilha direita ainda no primeiro quarto do jogo 1, no sábado, foi poupado neste domingo e deve fazer exames nesta segunda-feira (16), em Bauru.

O JOGO
Sem Hettsheimeir, o técnico Demétrius Ferracciú escalou Shilton e Gui Santos no quinteto inicial, que teve ainda Anthony, Alex e Renan. Apoiado por um bom público presente no ginásio Pedrocão, Franca iniciou a partida partindo para o ataque e abriu o placar com Léo Meindl na bandeja. Renan Lenz, de fora, colocou o Dragão na frente (2 x 3).
Mas os donos da casa abriram vantagem em jogadas de infiltração de Léo Meindl e chutes de fora de Antônio (15 x 5) restando pouco mais de 5 minutos para o fim do primeiro quarto.
Franca seguiu abrindo vantagem, e chute de três de Gruber colocou os donos da casa 14 pontos na frente com menos de um minuto para o fim. Alex, também de fora, descontou, mas os francanos fecharam a primeira parcial com 13 de frente (27 x 14).
Com Stefano entrando bem no lugar de Anthony, Bauru chegou a diminuir a diferença para 11 pontos (31 x 20) nos 4 primeiros minutos. Mas, os donos da casa seguiram apostando na boa pontaria de Cipolini e jogadas de infiltração com Léo Meindl.
Restando 4 minutos, Maikão pendurou no aro para trazer a vantagem francana para 12 pontos (38 x 26). Com chutes de fora de Jefferson e Léo Meindl, Franca voltou a disparar 20 pontos na frente (48 x 28) com um minuto para o intervalo. A vantagem se manteve e os times desceram aos vestiários com 50 x 30 para Franca.
O Sendi/Bauru voltou melhor no terceiro quarto e iniciou pontuando com cesta e lance de bonificação de Renan Lenz (50 x 33). Foi do camisa 12 do Dragão um dos lances mais bonitos do jogo. Quando restavam pouco mais de 5 minutos, Alex roubou bola no meio da quadra e deu assistência para cravada de Renan (56 x 39).
Franca continuou em ritmo forte e seguiu aproveitando as falhas de defesa do Dragão, que venceu o terceiro período. Porém, o bom aproveitamento de fora e da linha do lance livre, garantiram a vantagem dos mandantes, e Franca foi para o último quarto com 19 pontos de frente (67 x 48).
O Dragão começou bem o último período e em boa troca de passe e rotação, Renan Lenz deixou mais três pontos. Porém, o camisa 12 acabou expulso pela arbitragem após lance com Coelho e será desfalque para o próximo jogo em Bauru.

Franca cresceu no jogo e administrou a vantagem com chutes precisos de Léo Meindl e Jefferson, garantido a vitória por 12 pontos: 94 x 82.

Franca 94 x 82 Sendi/Bauru

Parciais:
1º quarto: Franca 27 x 14 Bauru
2º quarto: Franca 23 x 16 Bauru
3º quarto: Franca 17 x 18 Bauru
4º quarto: Franca 27 x 34 Bauru

Destaques do dragão no jogo:

Anthony: 17 pontos

Renan Lenz: 17 pontos

Alex Garcia: 14 pontos